![]() |
Placa de veículo da cidade de São Caitano-PE |
Partindo do princípio que a cidade tem nome de um santo e que nome do santo é Caetano, é normal pensar que a cidade se chamaria São Caetano e não São Caitano. Solucionado o problema? Não. As duas grafias ainda aparecem em várias fontes oficiais.
Vejam o site da prefeitura: http://www.saocaetano.pe.gov.br/. Já no endereço, aparece a grafia caetano. Ao acessar o site, os nomes que aparecem nas páginas também são Caetano. No entanto, no canto direito alto da página inicial do site, a previsão do tempo traz o nome Caitano. No próprio site da prefeitura, dois nomes diferentes!
Consultando mais dois sites oficiais, o do IBGE (http://www.ibge.gov.br/cidadesat/xtras/perfil.php?codmun=261310&search=pernambuco|sao-caitano) e o do Portal da Transparência do Governo Federal (http://pe.transparencia.gov.br/S%C3%A3o_Caitano), SURPRESA!, o nome da cidade aparece com I, São Caitano. Pronto, agora misturou tudo.
Verificando ainda no wikipedia (http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Caetano_(Pernambuco)), a cidade se chama São Caetano. Consultando o seguinte relatório, http://www.cprm.gov.br/rehi/atlas/pernambuco/relatorios/SACA178.pdf, no site do Serviço Geológico do Brasil, a palavra usada é São Caitano. Já na lista de endereços do Ministério Público do Estado de Pernambuco (http://www.mppe.mp.br/index.pl/endereos_e_fones), o nome que consta é São Caetano.
Que Bizarro, hein?! Afinal, São Caetano ou São Caitano? Quem souber explicar, não deixe de se pronunciar!
São Caetano com E ou com I, faz parte de minhas lembranças... Quando era adolescente, dava altos rasantes por lá... Para namorar as Caetanas & Caitanas... Fernando também tem boas lembranças de lá, talvez até mais que eu. São Caetano não volta mais, nem com E e nem com I. Ficou lá, guardado no passado e registrado em fotografias. Hoje somos pais de família enroladaços. O casarão, na frente da igreja, era de um amigo, e não nos pertence mais! Vale lembrar que foi em São Caetano da Raposa - outro nome como é conhecida a cidade - que aconteceu aquela história do maestro Mozart, famosa em todo o Brasil, e até filme virou! Cheguei a conhecer ele, no conservatório de música da cidade. Mas nunca esquecerei as Caetanas & Caitanas de lá... Hoje nem sei se estão por lá, casadas, gordas, sumidas, cheia de filhos, felizes, tristes... Sabe-se lá. Nem se lembrarão de mim. Só saudades...
ResponderExcluirNem você, frequentador saudoso de São Caetano ou São Caitano, conseguiu decifrar. A dúvida vai permanecendo.
Excluir