quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Transferência de responsabilidade


Quem costuma comprar água mineral de 20 litros nos supermercados sabe que estes estabelecimentos costumam verificar a validade do garrafão que você entrega para troca. Os supermercados chegam a negar receber seu garrafão, caso esteja fora da validade. No entanto, esta mesma preocupação em só aceitar garrafões válidos não existe na hora de vendê-los para os clientes.

A imagem acima é de uma placa em um supermercado de Manaus. Ela transfere para o cliente o papel de observar a validade do garrafão e se isenta da responsabilidade de só vender água mineral em garrafões dentro do prazo de validade. O que ocorre com um estabelecimento comercial que vende carne estragada? É multado, não é? E o que ocorre quando vende água mineral com garrafão "estragado"? Aparentemente nada! Não deveria ser assim.

O aviso pode ser entendido da seguinte forma: "Eu não aceito seu garrafão vencido, mas posso vendê-lo fora do prazo de validade." Também pode ser entendido assim: "Se você comprar (pagar) de mim um garrafão vencido, o problema é seu que não olhou antes."

É bizarro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário