O cidadão educado costuma reclamar quando vê outros cidadãos jogando lixo no chão. O cidadão educado também reclama quando precisa segurar o lixo na mão por bastante tempo à procura de uma única lixeira que, muitas vezes, simplesmente não existe em determinados pontos de sua cidade. Nesta situação, o cidadão educado termina por, ele mesmo, sendo obrigado a jogar o lixo no chão.
Um situação bizarra acontece como na foto acima. O cidadão educado não jogou o lixo no chão. Ele procurou fazer tudo direitinho: segurou seu lixo até achar uma lixeira, encontrou-a e, quando foi descartar o lixo, se deparou com uma dessas novas lixeiras padronizadas que estão sendo compradas pelas prefeituras de diversas cidades do Brasil: uma lixeira cuja "boca" é tão pequena que não permite a passagem de um côco.
O que fez o cidadão educado? Obviamente, como ele não é um cidadão bizarro, não jogou o côco no chão. Mas, como a boca da lixeira não o deixou colocar o lixo no local desejado, usou sua criatividade para, ao menos, colocá-lo "na lixeira". Se não pode colocar dentro, que ao menos fique em cima. Mais uma situação bizarra que mereceu registro.